Quem viola as prerrogativas desrespeita o direito do cidadão, afirma Paulo Vannuchi
29 de October de 2012

O ex-ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirma que quando as prerrogativas são violadas, como a proibição de acesso ao processo de um cliente, os direitos humanos e constitucionais do cidadão são violados, pois há o impedimento do preparo de uma boa defesa. Segundo ele, esses casos são frequentes em cidades pequenas, em que juízes criam desavenças com advogados.
Mas, como preso político na época da ditadura militar, Vannuchi fala que a situação já foi pior. “Naquele tempo, os presos não tinham direito à defesa e eram impossibilitados de se comunicarem com um advogado. Havia hierarquia dentro do magistrado e os tribunais muitas vezes tratavam os advogados como presumíveis aliados políticos dos réus”, completa.