Ações da OAB

Lançada na Bahia a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários

28 de May de 2013

DSC_2262A Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi lançada na Bahia na noite da última sexta-feira (24), durante o Terceiro Colégio de Presidentes de Subsecções da OAB-BA de 2013, realizado no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. O evento contou com a participação do conselheiro federal Leonardo Accioly (PE), presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, lançou oficialmente a campanha no estado e explicou que seu foco inicial será a defesa da valorização dos honorários sucumbenciais, pagos pela parte perdedora no processo judicial, e dos honorários contratuais, pagos pelo cliente quando do início do ajuizamento da demanda. Luiz Viana ressaltou a importância do momento escolhido para o lançamento da campanha na Bahia. "A Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários está sendo lançada no nosso Colégio de Presidentes, que reúne os presidentes das nossas 31 subseções, para que chegue a cada comarca do interior, demonstrando à sociedade e a toda a advocacia baiana a importância da fixação da verba honorária em valores dignos", declarou, conclamando os presidentes das subseções a se envolverem ativamente na campanha.

O conselheiro federal Leonardo Accioly (PE), presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, declarou que as mensagens que trazia do Conselho Federal eram a de defender de forma intransigente a liberdade profissional da advocacia brasileira e a de valorização dos honorários dignos. Segundo Accioly, honorários dignos são uma expressão da cidadania. "O advogado mal remunerado, o advogado que tem seus honorários aviltados, deixa de prestar um serviço também digno ao seu constituinte", afirmou. De acordo com o conselheiro, "trazer a discussão dos honorários ao Colégio de Presidentes, aos representantes da advocacia baiana, aqueles que têm o dever de zelar pela liberdade profissional da classe, é algo que alegra muito o Conselho Federal, que também estará sempre vigilante e sempre presente nas seccionais, seja através da nossa Caravana de Prerrogativas, seja através das campanhas nacionais neste sentido, em primeiro plano a campanha pela valorização dos honorários e posteriormente uma campanha mais ampla, uma campanha de valorização da advocacia", revelou. Grupo de trabalho Coordenada pelo vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, além da Bahia, a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários já foi lançada nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Santa Catarina, contando com ampla participação da advocacia local. Além de Lamachia e Accioly, Integram o grupo de trabalho o ouvidor Nacional da OAB, José Alberto Simonetti; o procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, José Luis Wagner; e o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Henri Clay Santos Andrade. Fonte: Imprensa OAB-BA Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA  

Vídeo da Notícia

Receba o informativo

Cadastrar

Conselho Federal da OAB

Conselho Federal da OAB SAUS Quadra 5, Lote 1, Bloco M Brasília, DF - CEP 70070-939 Fone: (61) 2193-9600

www.oab.org.br